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sexta-feira, 13 de abril de 2012

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO


            A educação é universalmente reconhecida como um direito humano fundamental para todas as crianças. Ela contribui não apenas para o desenvolvimento social e económico, mas tem um valor inerente em si próprio. A educação é uma preparação para a vida, que lança a base necessária para o desenvolvimento geral e o bem estar das crianças. Situações de emergência - pobreza, guerra, conflitos, migrações forçadas, guerras étnicas ou calamidades naturais, criam condições de descontinuidade, incerteza e instabilidade que afetam as oportunidades de educação das crianças. Os profundos impactos negativos de emergências sobre a educação atribuem-se a fatores tais como os deslocamentos de comunidades, a desintegração de famílias e de estruturas sociais, a destruição de facilidades educacionais, recursos físicos e financeiros escassos e a falta de professores qualificados. Em alguns países, mesmo quando não existem situações de emergência, pode haver uma falta de condições e de recursos idéias para apoiar a educação básica. Como resultado dessas condições, as crianças muitas vezes não têm acesso à educação básica de boa qualidade.

1.    DESENVOLVIMENTO

1.1 Sociologia o que é:

     A Sociologia é uma das Ciências Humanas que tem como objetos de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações. Enquanto a Psicologia estuda o indivíduo na sua singularidade, a Sociologia estuda os fenômenos sociais, compreendendo as diferentes formas de constituição das sociedades e suas culturas.
O termo Sociologia foi criado em 1838 (séc. XVIII) por Auguste Comte, que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem — como a História, a Psicologia e a Economia. Mas foi com Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber que a Sociologia tomou corpo e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados.
          A Sociologia surgiu como disciplina no século XVIII, como resposta acadêmica para um desafio que estava surgindo: o início da sociedade moderna. Com a Revolução Industrial e posteriormente com a Revolução Francesa (1789), iniciou-se uma nova era no mundo, com as quedas das monarquias e a constituição dos Estados nacionais no Ocidente. A Sociologia surge então para compreender as novas formas das sociedades, suas estruturas e organizações.
A Sociologia tem a função de, ao mesmo tempo, observar os fenômenos que se repetem nas relações sociais – e assim formular explicações gerais ou teóricas sobre o fato social –, como também se preocupa com aqueles eventos únicos, como por exemplo, o surgimento do capitalismo ou do Estado Moderno, explicando seus significados e importância que esses eventos têm na vida dos cidadãos.
Como toda forma de conhecimento intitulada ciência, a Sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa. O conhecimento sociológico, por meio dos seus conceitos, teorias e métodos, constituem um instrumento de compreensão da realidade social e de suas múltiplas redes ou relações sociais.
Os sociólogos estudam e pesquisam as estruturas da sociedade, como grupos étnicos (indígenas, aborígenes, ribeirinhos etc.), classes sociais (de trabalhadores, esportistas, empresários, políticos etc.), gênero (homem, mulher, criança), violência (crimes violentos ou não, trânsito, corrupção etc.), além de instituições como família, Estado, escola, religião etc.

2.    Sociologia da Educação:

          A sociologia da educação é uma disciplina que estuda os processos sociais do ensino e da aprendizagem. Tanto os processos institucionais e organizacionais nos quais a sociedade se baseia para prover educação a seus integrantes, como as relações sociais que marcam o desenvolvimento dos indivíduos neste processo são analisados por esta disciplina.
A Sociologia da Educação é a vertente da Sociologia que estuda a realidade sócio educacional e os processos educacionais de socialização. Tem como fundadores Émille Durkheim,Karl Marx e Max Weber. Durkheim é o primeiro a ter uma Sociologia da Educação sistematizada em obras como Educação e Sociologia, A Evolução Pedagógica na França e Educação Moral.
          A Sociologia da Educação oportuniza aos seus pesquisadores e estudiosos compreender que a educação se dá no contexto de uma sociedade que, por sua vez, é também resultante da educação. Também oportuniza compreender e caracterizar a inter-relação ser humano/sociedade/educação à luz de diferentes teorias sociológicas.
          A Associação Internacional de Sociologia possui o Comitê de Pesquisas em Sociologia de Educação desde 1971.
          No Brasil, um dos pioneiros na Sociologia da Educação foi Fernando Azevedo, signatário do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova em 1932, responsável pela Reforma do Ensino no então Distrito Federal (1927). Foi ainda um dos intelectuais responsáveis pela fundação da Universidade de São Paulo - USP em 1934.
          O estudo de sociedades culturalmente diferentes oferece ferramentas importantes nesta análise. Os conhecimentos de como diferentes culturas se reproduzem e educam seus indivíduos permite uma aproximação dos processos mais estruturais que compõem a educação de uma forma mais ampla. A sociologia da educação é a extensão da sociologia que estuda a realidade sócio-educacional. Oportuniza aos pesquisadores compreender que a educação se dá no contexto da sociedade, e não apenas na sala de aula, caracterizando a relação que há entre ser humano, sociedade e educação através de diferentes teorias sociológicas.
Segundo Durkheim, a sociologia da educação serviria para os futuros professores para uma nova moral laica e racionalista, sem influência religiosa.
          A sociologia da educação começou a se consolidar por Marx e Engels, como o pensamento sobre as sociedades de seu tempo, criando uma relação de educação e produção. As concepções deles têm como início a revolução industrial, criando a educação politécnica, que combina a instituição escolar com o trabalho produtivo, acreditando que dessa relação nasceria um dos mais poderosos meios de transformação social.
       Em suma, a sociologia foi criada pela necessidade do sistema capitalista, fazendo a junção do conhecimento ao trabalho para assim ter uma obtenção maior de lucro no trabalho e na produção. A importância da Sociologia para os futuros docentes está, especialmente, em fornecer-lhes instrumentos para a análise da sociedade, ajudá-los a pensar o lugar da educação na ordem social e a compreender as vinculações da educação com outras instituições (família, comunidade, igrejas, dentre outras). Isso significa tornar mais claros os horizontes de sua prática profissional e sua relação com a sociedade histórica e contemporânea.
          Indiscutivelmente, a Educação pode ser um meio privilegiado de emancipação — o que indica a sua importância no processo de transformação da sociedade e dos indivíduos — e um instrumento que capacita o homem a determinar o seu presente e preparar o seu futuro.
Permitir a reflexão sobre essas possibilidades, mediante as perspectivas criadas pelas aproximações entre Sociologia e Educação, é o objetivo desse livro. Busca-se, assim, compreender como se estruturam as nossas condutas no complexo contexto social para que o leitor possa desenvolver uma postura crítica que se traduza em ações autônomas na vida social e no campo da educação.
Para a Sociologia, nada há que seja natural neste mundo de indivíduos, nada que não seja uma construção coletiva, nenhuma idéia que se sustente solta no ar, sem que se possa associá-la ao nosso tempo ou ao modo como fabricamos nosso destino.
         Portanto, a Educação pode e deve ser um tema da sociologia, pois educar é um instrumento de conservação e de mudança da sociedade, e ainda que as preocupações de Comte, Durkheim, Marx, Weber, Elias, Adorno, Bourdieu e Foucault não estejam voltadas exclusivamente para a educação, elas permitem extrair novas perspectivas para a prática pedagógica.
As leituras e interpretações aqui apresentadas abordam questões pertinentes ao cenário atual da educação, não na ambição de responder todas as questões, e sim para caracterizar uma introdução que, revestida de uma conotação didática, possibilite fazer o ir e vir entre o conceitual e o cotidiano, entre os exemplos e a teoria, entre as polêmicas e o consenso.
Como é característica de textos introdutórios, os atores se preocuparam em apresentá-los de forma sintética, estruturados de forma, ao mesmo tempo, geral e simples, evitando, no entanto, superficialidades.
         Acreditamos que os diferentes autores aqui reunidos mostraram de que modo as idéias de nossos clássicos podem contribuir para a compreensão dos modos de educar; a importância da Sociologia da Educação na formação do educador; os enfoques teóricos em Sociologia da Educação; os elementos para uma Nova Sociologia da Educação; a ideologia da educação escolar e transformação social; a função social da escola e o papel do professor; a educação como cultura; as relações entre a educação e as classes sociais; os vínculos da educação com a tecnologia, entre outros temas prementes.

CONCLUSÃO

          A intenção é responder se o que pensadores fundamentais da sociologia escreveram ainda faz sentido para nós, e em especial para a nossa educação, em um momento no qual a nossa sociedade inter-relaciona, de forma intensa, tradição e inovação.
          Que tal ambição permita aos leitores os aproveitamentos do diálogo, com concordâncias e discordâncias!






Um comentário:

  1. Certamente, ninguém vive sem a sociologia. Porque todas as pessoas estão sempre em constante socialização. É nessa óptica em que aparece uma das disciplinas de Sociologia, a famosa Sociologia de educação que tem como a finalidade fazer uma abordagem profunda sobre o elo de ligação entre o aluno para com a escola e a escola para com os alunos dentro duma interacção ou relacionamento com a sociedade ou comunidade onde a própria escola se encontra localizada. Os professores e os alunos são indivíduos que vêem duma sociedade onde cada um dos indivíduos tem os seus problemas sociais que podem vir a serem problemas sociológicos na medida em que cria uma desorganização social, ou seja, um comportamento colectivo não aceitável numa organização educacional. Os membros da direcção da escola sem bom modo de comunicação vertical e horizontal, inimizades entre os professores, não há comunicação eficiente ou efectiva entre os professores e os membros da direcção da escola e, também, constante desentendimento educacional. Portanto, a disciplina da sociologia da educação analise todos esses processos educacionais para implantar eficiente relação entre o processo de ensino e aprendizagem e aprendizagem e ensino.

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